sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Valsa com Bashir (2008)


Valsa com Bashir (2008)

Numa noite num bar, um homem conta ao velho amigo Ari sobre um pesadelo recorrente no qual é perseguido por 26 cães alucinados. Toda noite é o mesmo número de bestas. Ambos concluem que o pesadelo tem a ver com a missão deles no exército israelense contra o Líbano, décadas atrás. Ari, no entanto, fica surpreso ao perceber que não consegue mais se lembrar de nada sobre aquele período da sua vida. Intrigado com o enígma, Ari decide se encontrar e entrevistar velhos camaradas pelo mundo. Ele tem necessidade de descobrir toda a verdade sobre aquele tempo e sobre si mesmo. E quanto mais ele se aprofunda no mistério, mais suas lembraças se tornam aterrorizantes e surreais.

Resenha:

Trata-se de um documentário em animação em que o diretor Ari Folman tenta resgatar suas lembranças do dia do Massacre de Sabra e Chatila na Guerra do Líbano em 1982. Todos os personagens são reais e o audio, em sua grande parte, é composto por depoimentos de pessoas que participaram da guerra ou que de alguma forma estão ali para lembrar o diretor do que realmente aconteceu.

É o tipo de filme de guerra que os americanos não conseguem fazer. Em que não há glória, não há camaradagem, somente a humanidade em sua des-plenitude. O diretor deixou claro em entrevistas de que a ideia é fazer com que as pessoas percebam que não há nada de bom na guerra. Nem do lado das vítimas, muito menos dos soldados.

Texto: André Honor

Qualidade: DVDRip
Formato:AVI
Tamanho:696.87 MB
Video: 10
Áudio: 10

Filme
Legenda
...