quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Anti-Herói Americano (2003)


Anti-Herói Americano (2003)

Harvey Pekar era um arquivista em um hospital de Cleveland que vivia, em suas próprias palavras, uma vida ordinária. Até que, depois de conhecer o artista de quadrinhos alternativo Robert Crumb, teve a idéia de transformar sua vida em um gibi. Disso, veio a afamada HQ independente americana American Splendor (inédita no Brasil), que deu a Pekar renome (ainda que não dinheiro...) e agora é transformada em um interessante filme.

Tal qual sua versão em quadrinhos, a película American splendor acompanha a vida de Pekar até o momento atual.

Anti-herói americano (American Splendor, de Shari Springer Berman e Robert Pulcini, 2002) ganhou em janeiro o grande prêmio do Júri no Festival de Sundance, na categoria melhor drama e conta a transformação de Pekar em escritor de quadrinhos e personalidade instantânea (cortesia de suas aparições no programa de David Letterman, algumas das quais mostradas na tela), sua luta contra o câncer e vários outros eventos. Sim, Pekar é uma pessoa comum (ainda que cheia de manias) e sua vida não tem mais eventos do que a da maioria das pessoas do mundo.

O charme da produção (e da HQ) é saber mostrar isso sem enfeitar a realidade ou tentar fazer o protagonista parecer mais simpático. Pekar mostra como é sua vida de forma clara e honesta. É fascinante, ainda que não venha a ser uma unanimidade entre os espectadores.

Chama a atenção o cuidado com que o elenco foi escolhido. Quase todos os atores são parecidos com suas contrapartes da vida real, em especial Paul Giamatti, que interpreta o próprio Harvey Pekar com precisão. A similaridade entre ambos é impressionante e pode ser conferida nos segmentos em que o verdadeiro quadrinhista, já bastante envelhecido, aparece na tela. Também são notáveis os atores que interpretam o amigo de Pekar, Toby Radloff (Judah Friedlander), e o cartunista Robert Crumb (James Urbaniak). Por outro lado, a atriz Hope Davis, que fez o papel da esposa de Pekar, embora competente, pareceu um tanto bonita demais para o papel, problema comum em produções hollywodianas..

Texto: Pedro Hunter

Nome Original: American Splendor
Ano: 2003
Diretor: Shari Springer Berman e Robert Pulcini
Audio: Inglês
Legendas: Português
Tamanho do Arquivo: 700 MB


Torrent
Legenda
...