terça-feira, 25 de outubro de 2011

Oscar Wilde - Pensamentos


Oscar Wilde - Máximas

Os loucos as vezes se curam,
Os imbecis nunca.

A verdade não é complexa, nós é que somos.

Adoro as coisas simples, elas são o último refúgio
de um espírito complexo.

Experiência é coisa que ninguém consegue de graça.

A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida...

O homem culto é aquele que sabe encontrar um significado bonito para as coisas bonitas. Para ele a esperança é um fato real

A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre.

Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal.

A ambição é o último recurso do fracassado.

Um homem pode viver feliz com qualquer mulher desde que não a ame.

Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.

Quando a mulher se casa novamente, é porque odiava o primeiro marido. Quando o homem volta a se casar, é porque adorava a primeira esposa. As mulheres tentam a sorte; os homens põem em risco a sua.

Abandonaríamos muitas coisas,
Se não tivessemos o receio
de que os outros as recolhessem.

A forma de governo mais adequada ao artista é a ausência de governo. Autoridade sobre ele e a sua arte é algo de ridículo.

Algumas pessoas preferem ser medíocres. Outras, quando resolvem não ser, correm o risco de perder amigos

O homem pode suportar as desgraças, elas são acidentais e vêm de fora: o que realmente dói, na vida, é sofrer pelas próprias culpas.

Só os que perderam a cabeça sabem raciocinar.

O trabalho é aquilo que as pessoas fazem quando não tem nada para fazer

Amar-se a si mesmo é o começo de uma aventura que dura a vida inteira.

Freqüentemente tenho longas conversas comigo mesmo, e sou tão inteligente que algumas vezes não entendo uma palavra do que estou dizendo

Os prazeres são as únicas coisas que vale a pena serem vividas.Nada envelhece tão depressa como a felicidade.

Mesmo no amor é puramente questão de fisiologia. Os moços querem ser fiéis e não são; os velhos querem ser infiéis e não podem.

É a incerteza que nos fascina.
Tudo é maravilhoso entre brumas.

Nunca viajo sem o meu diário. É preciso ter sempre algo extraordinário para ler no comboio.

Ser grande significa ser incompreendido.

O público é muitíssimo tolerante. Ele perdoa tudo, menos o gênio.

O casamento é o fim do romance e o começo da história.

Posso resistir a tudo, menos à tentação.

Raramente a verdade é pura, e nunca é simples.

Ah! Não me diga que concorda comigo! Quando as pessoas concordam comigo, tenho sempre a impressão de que estou errado.

Qualquer indivíduo pode ser sensato, desde que não tenha imaginação

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida.

As nossas tragédias são sempre de uma profunda banalidade para os outros.

A coerência é a virtude dos imbecis.

Há apenas um tipo de comunidade que pensa mais em dinheiro do que os ricos: os pobres. Os pobres não conseguem pensar em mais nada.

Deixem-me dizer-vos neste momento que não fazer nada é a coisa mais difícil do mundo, a mais difícil e a mais intelectual.

O mundo pode ser um palco. Mas o elenco é um horror.

Os outros são realmente terríveis. A única sociedade possível é a de nós mesmos.

O jornalismo moderno tem uma coisa a seu favor. Ao nos oferecer a opinião dos deseducados, ele mantém-nos em dia com a ignorância da comunidade.

Nunca devemos lamentar que um poeta seja um bêbado, devemos lamentar que nem todos os bêbados sejam poetas.

A tragédia da velhice consiste não no fato de sermos velhos, mas sim no fato de ainda nos sentirmos jovens.

A educação é uma coisa admirável, mas é bom recordar que nada do que vale a pena saber pode ser ensinado.

Não tenho nada a declarar a não ser a minha genialidade.
...